|
|
|
|
|
|
|
As provas do PAS-UEM
são compostas de Redação e de 40 (quarenta) questões de
alternativas múltiplas, com conteúdos específicos da
série em que o candidato está matriculado.
|
Conteúdos das
seguintes matérias da última série do ensino
médio:
• Redação: produção de dois a quatro gêneros
textuais, dentre aqueles indicados no
Programa;
• Conhecimentos Gerais: Arte, Biologia,
Filosofia, Física, Geografia, História,
Matemática, Química e Sociologia, sendo pelo
menos 50% das questões elaboradas na
perspectiva interdisciplinar;
• Língua Portuguesa e Literaturas em Língua
Portuguesa;
• Língua Estrangeira: opção entre Espanhol,
Francês ou Inglês, que deverá ser feita pelo
candidato a cada etapa;
• Conhecimentos Específicos: conteúdos de
duas matérias escolhidas pelo Conselho
Acadêmico do Curso de Graduação.
|
|
|
Tabela com a
composição da prova da Etapa 3 |
PROVAS |
Quantidade de Questões |
Conhecimentos Gerais |
19 |
Língua
Portuguesa e Literaturas em Língua
Portuguesa |
07 |
Língua
Estrangeira |
04 |
Conhecimentos Específicos |
10 |
|
|
|
Valoração das questões objetivas
As questões objetivas serão compostas de alternativas
múltiplas, com cinco proposições indicadas com os
números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a
soma dos números associados às proposições verdadeiras.
No caso de todas as proposições serem falsas, a resposta
correta, por definição, será 00 (zero zero). O valor
máximo atribuído a cada questão de alternativas
múltiplas será de seis pontos. Será atribuído valor
parcial às questões, desde que se tenha assinalado, pelo
menos, uma proposição verdadeira e nenhuma proposição
falsa. Esse valor parcial será proporcional ao número de
proposições verdadeiras da questão, conforme a tabela a
seguir. |
Número de proposições verdadeiras da questão |
Número de pontos por proposição verdadeira
|
1 |
6,0 |
2 |
3,0 |
3 |
2,0 |
4 |
1,5 |
5 |
1,2 |
|
Valoração da redação
A Redação terá valoração inteira de 0
(zero) a 120 (cento e vinte) pontos e exigirá do
candidato a elaboração de gêneros textuais. O candidato
deverá produzir todos os gêneros textuais solicitados,
que poderão variar, a cada processo, de 2 (dois) a 4
(quatro). No entanto, o valor total da Prova de Redação
será sempre o mesmo: 120 pontos, distribuídos entre os
gêneros solicitados, segundo o grau de complexidade e o
tempo exigido para a produção de cada um deles. Será
desclassificado o candidato que não atingir a nota
mínima de 24 pontos na Prova de Redação. |
A nota da Prova de Redação será a soma das notas obtidas
em cada um dos gêneros textuais solicitados. O candidato
terá nota ZERO em qualquer um dos gêneros textuais se,
na VERSÃO DEFINITIVA:
|
A) não produzir o gênero textual
solicitado;
B) fugir à temática proposta na
coletânea de textos ou nos textos oferecidos
como estímulo e apoio à produção escrita;
C) apresentar desestruturação do
gênero textual, caracterizada por mistura de
gêneros, demonstrando imprecisão ou
desconhecimento de sua organização;
D) apresentar alguma marca ou
identificação: número de inscrição, nome
(completo ou parcial) do candidato, letra(s)
inicial(is) do nome e/ou do sobrenome,
qualquer forma de assinatura, códigos ou
quaisquer palavras ou marcas (inclusive as
de corretivo líquido) que permitam a sua
identificação. Quando não solicitado pelo
comando, o emprego de nome e/ou sobrenome
fictício (inclusive sigla ou abreviatura) equivale a marca identificadora
e acarreta a nota zero;
E) desenvolver o texto com letra
ilegível, em forma de desenho, com códigos
alheios à língua portuguesa escrita, com
espaçamento excessivo entre letras,
palavras, linhas, parágrafos e margens ou
apresentar falhas no desempenho linguísticos
em diversos níveis;
F) escrever a Versão Definitiva a
lápis ou a tinta em cor diferente de
azul-escuro ou preta;
G) não apresentar seu texto na folha
Versão Definitiva ou entregá-la em branco. |
|
|
|
A
avaliação da Redação é realizada por bancas de
professores das áreas de Língua Portuguesa, de
Linguística e de Literatura, prévia e especificamente
preparadas para o processo. Para garantir a objetividade
do processo de avaliação, utilizam-se planilhas
elaboradas por especialistas, com pontuação (total ou
parcial) atribuída a cada um dos componentes
organizacionais do respectivo gênero textual, sendo observados os seguintes
aspectos:
• o atendimento às diretrizes dos comandos;
• a capacidade de produzir os gêneros textuais solicitados, obedecendo à modalidade culta da língua escrita;
• a apresentação de ideias, em função da estrutura organizacional do gênero textual solicitado;
• a compreensão e a interpretação de dados e de fatos que compõem os textos de apoio;
• o estabelecimento de relações entre as ideias na organização textual. |
|
Os
gêneros textuais serão avaliados a partir de critérios
previamente estabelecidos, considerando conteúdo e
forma: |
CONTEÚDO
|
Objetiva-se
avaliar a capacidade de o candidato produzir
determinado gênero textual, a partir da
leitura da temática proposta no(s) texto(s)
oferecido(s) como estimulo e apoio, bem como
atender às condições de produção
estabelecidas no enunciado do comando de
cada gênero. |
TEMÁTICA |
ATENDIMENTO AO COMANDO |
Avalia-se o desenvolvimento da temática pertinente a cada gênero textual solicitado, observando os níveis de exauribilidade do tema, a partir de textos oferecidos como estímulo e apoio à produção escrita. |
Avalia-se o atendimento às condições de produção expressas no comando de cada gênero textual. |
|
|
FORMA |
Objetiva-se avaliar a organização composicional típica do gênero textual solicitado, a coesão e a coerência em função da materialização das ideias e o desempenho linguístico em consonância com a variedade linguística, mas sempre observando a modalidade culta da língua escrita. |
ORGANIZAÇÃO TEXTUAL |
DESEMPENHO LINGUÍSTICO |
Avalia-se a estrutura organizacional típica do gênero textual solicitado, considerando os mecanismos de coesão e de coerência necessários para a sua materialização ou textualização. |
Avalia-se o desempenho linguístico a partir da modalidade culta da língua escrita, observando os níveis de construção de parágrafos, frases, períodos, orações, palavras e seus elementos constituintes (ortografia, pontuação, regência, concordância etc.). |
|
|
|
|
|
|