|
PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA PARA O CURSO
DE MÚSICA |
|
Todos os
candidatos inscritos no PAS-UEM para o curso
de Música deverão realizar a Prova de
habilidade específica, composta pela Prova
de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais
de Música e pela Prova Prática de
Instrumento/Canto. |
|
Prova de
Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de
Música
|
A prova de
Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de
Música compreenderá a realização de uma
prova prática de leitura rítmica e de
leitura melódica, conforme consta no
programa de provas, e a realização de uma
prova escrita sobre os demais itens do
respectivo programa. |
|
Programa da Prova de Percepção Musical e
Conhecimentos Gerais de Música
1. Percepção Musical
1.1 Leitura à primeira vista de ritmo a uma
voz.
1.2 Leitura à primeira vista de exercício de
entonação melódica com ritmo em tonalidade
maior ou menor.
1.3 Ditado de ritmo a uma voz.
1.4 Ditado rítmico-melódico a uma voz em
tonalidade maior ou menor.
1.5 Reconhecimento de tipos de acordes
(tríades maiores, menores, aumentadas e
diminutas).
2. Conhecimentos Gerais de Música -
Elementos de grafia musical e teoria do
sistema tonal
2.1 Intervalos (melódicos e harmônicos);
2.2 Escalas maiores e menores (incluindo as
escalas menores natural, melódica e
harmônica);
2.3 Classificação de acordes (tríades
maiores, menores, aumentadas e diminutas);
2.4 Compassos e suas fórmulas;
2.5 Armadura de clave;
2.6 Claves (de dó, de sol e de fá). |
|
Valoração da
Prova: de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
pontos. O candidato que obtiver pontuação
inferior a 6,0 (seis) será considerado não
habilitado. |
|
Bibliografia
auxiliar sugerida
ARICÓ JR., Vicente. No Reino dos Sons. Vol.
1-4. São Paulo: Irmãos Vitale, 1963.
BENNET, Roy. Forma e Estrutura na Música.
Rio de Janeiro: Zahar,1986.
BENNET, Roy. Uma Breve História da Música.
Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
BENNET, Roy. Elementos Básicos da Música.
Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para
Músicos. São Paulo: Ricordi Brasileira,
1970.
LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria
Elementar da Música. São Paulo: Ricordi
Brasileira,
1961.
MED, Bohumil. Solfejo. 3 ed. Brasília: Musimed, 1986.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4 ed.
Brasília: Musimed, 1996.
SADIE, Stanley (org.). Dicionário Grove de
Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. |
|
Prova Prática de
Instrumento e Canto. |
Programa das
provas práticas
Bacharelado em Composição
1) Uma leitura à primeira vista de trecho
musical vocal ou do instrumento do
candidato, fornecido pela banca examinadora.
2) Três peças de livre escolha (vocais ou do
instrumento do candidato) de estilos ou
gêneros contrastantes, devendo o candidato
entregar as respectivas partituras à banca
examinadora no início da prova. Exemplos de
repertório: música dos períodos barroco,
clássico e romântico, música popular
brasileira, jazz etc.
Bacharelado em Regência Coral
1) Uma leitura de trecho musical vocal à
primeira vista fornecido pela banca
examinadora.
2) Três peças vocais de estilos ou gêneros
contrastantes, devendo o candidato entregar
as respectivas partituras à banca
examinadora no início da prova. Exemplos de
repertório: música dos períodos barroco,
clássico e romântico, música popular
brasileira, música folclórica, jazz, tango
etc.
Licenciatura em Educação Musical
1) Uma leitura à primeira vista de trecho
musical vocal ou do instrumento do
candidato, fornecido pela banca examinadora.
2) Uma peça de livre escolha (instrumental
ou vocal), devendo o candidato entregar a
partitura à banca examinadora no início da
prova. |
|
Valoração da
Prova: de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
pontos. O candidato que obtiver pontuação
inferior a 6,0 (seis) será considerado não
habilitado. |
|
Observações:
• Em todas as provas práticas, o candidato
deverá fornecer para a banca examinadora
três cópias das peças a serem executadas e
poderá optar pela execução com
acompanhamento instrumental, sendo de sua
responsabilidade trazer o instrumento,
exceto o piano, que estará à disposição no
local de realização da prova.
• As obras apresentadas serão de livre
escolha do candidato (com exceção de leitura
à primeira vista). |
|
|
|