As provas do PAS-UEM são compostas de Redação e de 40 (quarenta) questões de alternativas múltiplas, com conteúdos específicos da série em que o candidato está matriculado.

Conteúdos das seguintes matérias da 2.ª série:
• Redação: produção de dois a quatro gêneros textuais, dentre aqueles indicados no Programa;
• Conhecimentos Gerais: Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia, sendo pelo menos 50% das questões elaboradas na perspectiva interdisciplinar;
• Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa;
• Língua Estrangeira: opção entre Espanhol, Francês ou Inglês, que deverá ser feita pelo candidato a cada etapa.

 

Tabela com a composição da prova da Etapa 2

PROVAS

Quantidade de Questões

Conhecimentos Gerais

25

Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa

10

Língua Estrangeira

05

 
 

Valoração das questões objetivas
As questões objetivas serão compostas de alternativas múltiplas, com cinco proposições indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras. No caso de todas as proposições serem falsas, a resposta correta, por definição, será 00 (zero zero). O valor máximo atribuído a cada questão de alternativas múltiplas será de seis pontos. Será atribuído valor parcial às questões, desde que se tenha assinalado, pelo menos, uma proposição verdadeira e nenhuma proposição falsa. Esse valor parcial será proporcional ao número de proposições verdadeiras da questão, conforme a tabela a seguir.

 

Número de proposições verdadeiras da questão

Número de pontos por proposição verdadeira

1

6,0

2

3,0

3

2,0

4

1,5

5

1,2

 

Valoração da redação
A Redação terá valoração inteira de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) pontos e exigirá do candidato a elaboração de gêneros textuais. O candidato deverá produzir todos os gêneros textuais solicitados, que poderão variar, a cada processo, de 2 (dois) a 4 (quatro). No entanto, o valor total da Prova de Redação será sempre o mesmo: 120 pontos, distribuídos entre os gêneros solicitados, segundo o grau de complexidade e o tempo exigido para a produção de cada um deles. Será desclassificado o candidato que não atingir a nota mínima de 24 pontos na Prova de Redação.


A nota da Redação será a soma das notas obtidas em cada um dos gêneros textuais solicitados. O candidato terá nota ZERO em qualquer um dos gêneros textuais se, na VERSÃO DEFINITIVA:

A) não produzir o gênero textual solicitado;
B) fugir à temática proposta na coletânea de textos ou nos textos oferecidos como estímulo e apoio à produção escrita;
C) apresentar desestruturação do gênero textual, caracterizada por mistura de gêneros, demonstrando imprecisão ou desconhecimento de sua organização;
D) apresentar alguma marca ou identificação: número de inscrição, nome (completo ou parcial) do candidato, letra(s) inicial(is) do nome e/ou do sobrenome, qualquer forma de assinatura, códigos ou quaisquer palavras ou marcas (inclusive as de corretivo líquido) que permitam a sua identificação. Quando não solicitado pelo comando, o emprego de nome e/ou sobrenome fictício (inclusive sigla ou abreviatura) equivale a marca identificadora e acarreta a nota zero;
E) desenvolver o texto com letra ilegível, em forma de desenho, com códigos alheios à língua portuguesa escrita, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, linhas, parágrafos e margens ou apresentar falhas no desempenho linguísticos em diversos níveis;
F) escrever a Versão Definitiva a lápis ou a tinta em cor diferente de azul-escuro ou preta;
G) não apresentar seu texto na folha Versão Definitiva ou entregá-la em branco.

 

A avaliação da Redação é realizada por bancas de professores das áreas de Língua Portuguesa, de Linguística e de Literatura, prévia e especificamente preparadas para o processo. Para garantir a objetividade do processo de avaliação, utilizam-se planilhas elaboradas por especialistas, com pontuação (total ou parcial) atribuída a cada um dos componentes organizacionais do respectivo gênero textual, sendo observados os seguintes aspectos:
     • o atendimento às diretrizes dos comandos;
     • a capacidade de produzir os gêneros textuais solicitados, obedecendo à modalidade culta da língua escrita;
     • a apresentação de ideias, em função da estrutura organizacional do gênero textual solicitado;
     • a compreensão e a interpretação de dados e de fatos que compõem os textos de apoio;
     • o estabelecimento de relações entre as ideias na organização textual.

 

Os gêneros textuais serão avaliados a partir de critérios previamente estabelecidos, considerando conteúdo e forma:


CONTEÚDO

Objetiva-se avaliar a capacidade de o candidato produzir determinado gênero textual, a partir da leitura da temática proposta no(s) texto(s) oferecido(s) como estimulo e apoio, bem como atender  às condições de produção estabelecidas no enunciado do comando de cada gênero.

TEMÁTICA

ATENDIMENTO AO COMANDO

Avalia-se o desenvolvimento da temática pertinente a cada gênero textual solicitado, observando os níveis de exauribilidade do tema, a partir de textos oferecidos como estímulo e apoio à produção escrita.

Avalia-se o atendimento às condições de produção expressas no comando de cada gênero textual.

 

FORMA

Objetiva-se avaliar a organização composicional típica do gênero textual solicitado, a coesão e a coerência em função da materialização das ideias e o desempenho linguístico em consonância com a variedade linguística, mas sempre observando a modalidade culta da língua escrita.

ORGANIZAÇÃO TEXTUAL

DESEMPENHO LINGUÍSTICO

Avalia-se a estrutura organizacional típica do gênero textual solicitado, considerando os mecanismos de coesão e de coerência necessários para a sua materialização ou textualização.

Avalia-se o desempenho linguístico a partir da modalidade culta da língua escrita, observando os níveis de construção de parágrafos, frases, períodos, orações, palavras e seus elementos constituintes (ortografia, pontuação, regência, concordância etc.).

 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA